• Belemitas

A Carta da Alegria



Paulo estava preso quando escreveu a Carta aos Filipenses, conhecida como Carta da Alegria. Mas como pode um homem se alegrar estando preso? Como pode um homem louvar ao Senhor numa situação triste ou numa prisão? Na versão Almeida Revista e Corrigida, encontramos algumas expressões de felicidade que Paulo teve, como: regozijo, regozijarei, regozijei, gozo. Na versão NTLH, encontramos: alegria, feliz, alegre, além de outras citações de demonstração de felicidade.


Paulo conhecia Jesus, mas não havia estado fisicamente com Ele, como hoje também não estamos, mas a comunhão dele com Cristo fazia com que ele não perdesse a fé e a alegria.


Assim como está escrito em Filipenses 3:14-6, NTLH: "Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai tornar as coisas claras para vocês. Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora". Manter a fé é um desafio para o cristão, mas sabemos que é necessário para alcançarmos o prêmio e vivermos em comunhão com Cristo nos céus, porque “ somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas.” (Filipenses 3:20-1, NTLH). 


Adorar a Deus em uma prisão, como Paulo, é difícil. Quanto mais quando essa prisão não é física (um estabelecimento prisional), mas espiritual, como quando a culpa de ter cometido um pecado toma conta da nossa mente. Mas o amor d'Ele é tão grande que todo medo e vergonha, quando estamos em Sua presença, se tornam gratidão, pois lembramos que Ele nunca desistiu de nós, assim como está escrito em Filipenses 4:7, NTLH: ‘’E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.’’ Como Paulo diz em Filipenses 3:13, NTLH: "(...) porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente". Devemos deixar as coisas para trás, os nosso erros e arrependimentos, e continuar lutando contra o mundo e as tentações que ele nos oferece. Vamos continuar seguindo para o alvo que é Jesus Cristo. 


Essas foram um pouco das palavras que Paulo escreveu na carta para todos os moradores da cidade de Filipos enquanto estava preso, e como toda carta, existe um remetente e um destinatário. Assim somos nós que seguimos a Cristo Jesus: nós somos a carta que leva a Palavra de Deus para o mundo, escrita pelo remetente que é Jesus. Algumas cartas anunciam Cristo por disputa ou valores, mas outras anunciam por boas intenções e por amor. Esses fazem isso porque sabem que Deus nos deu o trabalho de defender o evangelho e de levar a palavra de Deus a toda criatura.


E quem além de nós irá levar a palavra de Deus para aqueles que necessitam? Quem será a luz em meio a escuridão? Paulo ainda escreve: "Façam tudo sem queixas nem discussões, para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu, entregando a elas a mensagem da vida. Se agirem assim, eu terei motivo de sentir orgulho de vocês no Dia de Cristo , pois isso mostrará que todo o meu esforço e todo o meu trabalho não foram inúteis." (Filipenses 2:14-6, NTLH).