• Belemitas

Aquele que confia



“Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o Monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme.” Salmos 125:1

O verbo confiar aparece diversas vezes na Bíblia, normalmente associado à forma como devemos confiar no Senhor e nos Seus planos para as nossas vidas. Essa palavra tem alguns significados, mas há dois que chamam atenção: “confiar é ter uma segurança íntima de procedimento” e “confiar é fazer de alguém um refúgio”.


É maravilhoso saber que Deus está perto de nós e nos assegura que se confiarmos nEle não seremos abalados, porém, em muitos momentos, nos deparamos com dificuldades e incertezas que podem nos amedrontar, fazendo-nos estar impacientes quanto ao futuro. Sempre que estabelecemos um objetivo, queremos logo saber o que vai acontecer no caminho até chegarmos nele, contudo, não nos é possível saber como tudo vai ocorrer; nestes momentos devemos exercer a nossa confiança em Deus.


“Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” Provérbios 16:3

Comando 1: Entregar


O Salmo 37, versículo 5, diz: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confia nele, e ele o ajudará.” (NTLH). Nós sempre queremos ter o controle de todas as coisas, mas nem sempre conseguimos bons resultados quando tentamos levar uma carga que é pesada demais para nós. Estamos como os discípulos, desesperados em meio ao mar bravio, mas devemos ter a certeza de que aquele que estabeleceu o limite dos mares[1] está bem ao nosso lado, nos ajudando em tudo!


“Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor.” Jeremias 17:7

Comando 2: Confiar 

Gosto muito de comparar a proteção do nosso Deus com a forma como a mãe pássaro protege os seus filhotes: debaixo de suas asas. O salmista Davi diz: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque a minha alma confia em ti; e à sombra de tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.”[2] O Senhor é amoroso e nos abriga de uma forma especial, segundo aquilo que cada um precisa. Contra as calamidades Ele é um alto refúgio, um Castelo Forte!


Aquele que confia


Assim como um monte que permanece sempre firme, são aqueles que confiam em Deus! Podemos entregar tudo ao Senhor, sabendo que Ele nos salva, cura, cuida de nós e guia as nossas vidas; que maravilha saber que temos um Deus que viveu em nosso meio e se compadece das nossas fraquezas[3].


Por último, é incrível pensar que o Senhor confia talentos a nós! Veja o que diz o Pr. Brian Houston sobre isso: “Deus quer que você se envolva plenamente com os recursos e habilidades que Ele confiou a você. Ele quer que você os invista e produza um retorno maior para o Reino, e não que os enterre ou utilize para propósitos próprios.”[4].


Os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos[5] e são sempre de bem[6] – o que não nos falta são motivos para confiar! Que sejamos uma geração que proclama:


Confiando em nosso Deus E em seu eterno amor Não seremos abalados

- We Will Not Be Shaken - Bethel Music

[1] Ver Provérbios 8:29.

[2] Salmos 57:1.

[3] Ver Hebreus 4:15.

[4] HOUSTON, Brian. Viva, Ame, Lidere, p. 196.

[5] Ver Isaías 55:8,9.

[6] Ver Jeremias 29:11.