• Belemitas

Fiel 2020



É sempre bom começarmos o ano falando sobre fidelidade. Essa característica permeia todos os planos que fazemos para o novo tempo que se inicia e expressa uma necessidade para que eles se concretizem. Fidelidade aos nossos projetos, aos nossos amigos, ao nosso relacionamento com Deus.


Mas, você já reparou como o conceito de fidelidade é impregnado por aspectos sócio-econômicos da atualidade? Pretendo tratar disso com mais detalhes na coluna “Você se parece com alguém”; por ora, podemos notar que a ideia que temos sobre fidelidade expressa uma relação de custo-benefício para com a situação que fidelizamos. Certamente que ser fiel exige uma porção de investimentos - tempo, finanças, sentimentos, esforço e por aí vai. Porém, estes “custos” são, em geral, superados pela constatação de que os benefícios da relação de fidelidade serão maiores/melhores.


O fato é que nossas relações de fidelidade sempre expressam uma equação em que benefícios > custos, ou seja, ganhamos mais do que temos a perder. Ou, ao menos, nos satisfazemos mais com aquilo que ganhamos do que com o que perdemos.


É uma expressão bem capitalista (e individualista) do conceito de fidelidade. Traga-a para o campo bíblico e você verá que ela é extremamente falha. Basta refletir acerca da seguinte pergunta: “o que Deus ganha sendo fiel ao ser humano?”.


Pois é.... ao contrário, sua fidelidade levou-o a humilhar-se a si mesmo até a morte de cruz. Custos superaram o benefício, ao menos do ponto de vista divino.


Já imaginou olhar para suas relações de fidelidade sob esta perspectiva? Já tirou o foco do quanto elas te produzem benefícios individuais para estendê-las aos benefícios que trazem ao Reino de Deus, ainda que isso gere mais custos para você?


Assim, poderemos selecionar quais planos realmente merecem nossa fidelidade e quais devem ser considerados prioritários ao longo de 2020. Para que o Reino de Deus venha em primeiro lugar e as demais coisas sejam acrescentadas pela graça e fidelidade dEle sobre nossas vidas.


Feliz Ano Novo e muita prosperidade em todos os aspectos de nossas vidas!