• Belemitas

Parece estranho, mas não é.



Quando Boaz for dormir, olhe bem onde ele vai se deitar. Então vá, levante a coberta dos pés dele e deite-se ali. Ele dirá o que você deve fazer. Rute 3:4.

Rute é um livro bem pequeno e nós o conhecemos mais como um prólogo da história do Rei Davi, pois Rute foi sua bisavó. Mas o livro nos fornece uma boa lição.


Ao ler a passagem acima eu muito estranhei a orientação de Noemi. Apesar de Rute se tratar de uma viúva, sabemos que a cultura era rígida na forma como as mulheres deviam se relacionar, e esse conselho foi (para mim), no mínimo, esquisito.


Talvez tenha algum significado cultural? Eu não sei e sinceramente não pesquisei, porém esse trecho nos revela algo interessante: a obediência e fé apesar de Rute ser estrangeira.


Pensando bem, podemos perceber que nem sempre a vida segue de maneira linear e planejada. Tenho convicção de que Rute cresceu aprendendo com seus pais como deveria se comportar para casar-se com rapaz de boa família, no entanto o revés da vida os atingiu e todos os homens desta nova família morreram: agora ela tinha que recomeçar.


Quem nunca ouviu um testemunho em que a lógica dizia fazer X, a pessoa fez Y, e a gente pensou “que loucura!”? Foi o que eu pensei quando Rute foi embora com a sogra deixando toda a sua parentela para trás, quando se infiltrou na plantação de Boaz, um homem que sequer conhecia, e quando se deitou aos seus pés. Mas foi através de cada loucurinha dessas que Rute teve seu final feliz. Com certeza, ela não entendia o meio, porém o final da sua história foi incrível e tudo isso porque obedeceu e confiou!


Talvez pareça loucura você estar onde está hoje; talvez você pense que a sua história não tem como mudar de rumo; o chamado que lhe foi apresentado pode parecer coisa de outro mundo, e quando questiona sobre o que deve fazer, parece receber direções as quais desconfia se elas realmente provém do Senhor. Parece estranho, você pode não entender onde tudo isso vai dar, mas não é: siga o exemplo de Rute, faça.


Ou seja, se Rute, ainda que longe de casa e dos seus familiares, confiou em Noemi e seguiu os seus conselhos, nós podemos ficar bem tranquilos, pois o Senhor nos recorda: Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar – Josué 1:9.


Não estranhe, nem se aterrorize. Pode ser difícil compreender o agora, o meio da nossa história, contudo o nosso final feliz é certeiro se fizermos o que Ele nos manda!