• Belemitas

Pessoas limitadas, Deus provedor

Atualizado: Jun 24


Deus provedor, Jeová Jireh


Ser um cidadão comum é uma tarefa complicada. Precisamos trabalhar, estudar, ajudar nossas famílias, construir nosso futuro, sonhar, planejar, executar... quanta coisa! Não desista desta reflexão achando que lhe darei uma lição de como você deve ser mais produtivo e ter sucesso em todas as áreas da sua vida acordando às 05h45 todos os dias - eu também não sei como fazer isso e acredito que devemos fugir de fórmulas que "só dependem de nós para acontecerem". Isso mesmo! Como pessoas que buscam viver uma vida que vale a pena, precisamos fugir do pensamento de que somos suficientes e que tudo depende da nossa força; talvez esse é um dos motivos pelos quais andamos tão preocupados e nos esquecendo do que Jesus disse sobre o Deus que provê:


"Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!" Mateus 6:26,30

As palavras de Jesus nos revelam algo que muda completamente a nossa perspectiva sobre a vida. Jesus está dizendo que há alguém soberano que controla todas as coisas, a ponto de se interessar e envolver nos mínimos detalhes de sua criação, como o ato de prover alimentos para passarinhos. Segundo a Bíblia, esse ser soberano é Deus, o verdadeiro criador de todas as coisas e o Pai daqueles que, através da fé em Jesus Cristo, passam a fazer parte de uma família eterna - a Igreja.


Você percebe o impacto disso? Se acordamos hoje, é porque o Senhor nos concedeu saúde para tal. Se respiramos, é porque ele nos deu o oxigênio. Se a natureza continua realizando os seus ciclos para que todos os processos necessários à vida aconteçam, é porque o Senhor controla soberanamente as leis criadas por Ele: "Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia." Colossenses 1:17


O ponto acima reflete um dos aspectos da Providência de Deus: a preservação. Todos os seres humanos, até mesmo as menores partículas são beneficiadas pelas bondosas mãos do Criador que sustentam todas as coisas.


Um segundo e interessante aspecto da Providência é a provisão. Ela nos diz que Deus supre as necessidades de suas criaturas. Normalmente, quando ouvimos sobre a provisão divina, logo pensamos em dificuldades financeiras ou físicas. Isso está certo e o Senhor pode nos conceder meios para que alcancemos ou recebamos o que precisamos nessas áreas. Porém, devemos entender e ter convicção de que o Senhor é Jeová Jireh (um dos nomes de Deus na Bíblia e que significa "O Senhor proverá") em todas as áreas das nossas vidas!


Trocando nossa fonte de provisão


A nossa geração tem sido bombardeada por falas e frases de efeito que nos afastam da solução para os maiores problemas que enfrentamos. A primeira vez que alguém caiu na ideia de que "Você não precisa de Deus para viver. Você é suficiente e bom para viver pelas suas próprias ideias e caminhos.", todos os tipos de problemas entraram na humanidade e nós nos tornamos inimigos de Deus! Os primeiros seres humanos escolheram se rebelar contra Deus, negando a Sua provisão e governo; essa é a explicação que a Bíblia nos dá para todo o tipo de mal que existe em nossa terra, seja ele natural ou moral, e a nossa separação de Deus (leia Gênesis 1-3).


Quando não temos mais a verdadeira fonte de provisão acessível, começamos a buscar por muitas outras. É a partir daí que começamos a criar e manipular falsos deuses: orgulho, poder, imagens para chamar de deus, sexo, dinheiro. Todos os seres humanos estão buscando algo que lhes conceda alegria, satisfação, reconhecimento e controle. Dessa forma, é possível buscar provisão barata e alegria mentirosa em se sentir poderoso, em não ajudar ou ajudar as pessoas por orgulho, em consumir pornografia, bebidas, drogas, etc. Nas palavras de C. J. Mahaney:


“O coração humano é uma fábrica de ídolos”, escreveu Calvino. “Cada um de nós é, desde o ventre materno, experto em inventar ídolos”. De fato, diariamente enfrentamos tentações para criar novos ídolos, nos quais depositamos nossa esperança. Esta esperança e confiança, em qualquer outra coisa, que não Deus, é a essência da idolatria.[1]

Redenção[2] e uma melhor provisão


De fato, é assustador saber que somos inimigos de Deus e estamos criando falsos ídolos para satisfazer os desejos mais íntimos que temos. Contudo, a sempre atual e boa notícia do Evangelho é que Deus providenciou um caminho de volta para casa: "Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo." João 3:17


Nós somente teremos uma vida de satisfação quando Deus for, verdadeira e completamente, o nosso provedor! Enquanto tentarmos reter coisas em nosso próprio controle, longe do governo de Deus, estaremos fadados a uma vida de contínua preocupação e lacunas de sentido. É por isso que a Bíblia nos diz as palavras abaixo:


"Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês." 1 Pedro 5:7
"E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam." Filipenses 4:19

O último ponto que quero destacar sobre a providência de Deus é o governo. Deus é o governador supremo de todas as coisas. Antes de duvidar ou tentar questionar essa verdade, pense em você mesmo e ouça a Palavra do Rei.


Você já entregou o governo de sua vida ao Senhor? Se ainda não, convido-o a dar o primeiro passo agora mesmo meditando na citação que coloco após este parágrafo. Se você já o fez, mas sente que há áreas de sua vida onde Deus ainda não é o seu provedor e por isso você tem buscado por mecanismos que lhe satisfaçam momentaneamente, é hora de se arrepender e confiar que Deus é o melhor tesouro que temos! Ele é a fonte verdadeira daquilo que tentamos encontrar em muitas coisas, mas não conseguimos.


"Ali na cruz, nós vemos não apenas a glória de seu poder, mas também a glória de seu amor. E que palco é mais apropriado a esse ato central do drama da história e da eternidade? Apenas um universo de escala inimaginável em detalhes e beleza. O universo tinha de ser assim tão grande. E aquilo que Deus criou milhões de estrelas para fazer, ele também criou você para fazer: declarar a glória dele. Você declara a glória de Deus quando confia em suas promessas. deleita-se em sua palavra, serve ao seu povo, canta seus louvores, cuida de seu mundo, proclama seu evangelho, chama-o de Pai e clama a ele por misericórdia." - Tim Chester

Não há outra conclusão para esta reflexão a não ser que Deus é o suficiente para nós, e não que o ser humano é suficiente para si mesmo. Deus é forte e poderoso para nos sustentar e guiar; Ele está profundamente interessado em nossas vidas. O Senhor já proveu um caminho para que fossemos os seus filhos - e, nesse caminho, podemos provar toda abundância de Sua provisão [3].


Jesus nos concede a provisão que precisamos: paz com Deus, restauração das nossas vidas, uma família espiritual [4] e um coração que ama a Deus e ao próximo. Quanto às demais coisas, Deus é fiel para nos conceder. O Senhor é o nosso provedor!


Louvores para levar com você:


- Urban Rescue - Provider: https://www.youtube.com/watch?v=kMSyWO2vSWY

- We The Kingdom - If all I had was Christ: https://www.youtube.com/watch?v=K8gGOPbLQqc


-


[1] http://www.monergismo.com/textos/pecado_tentacao/idolatria_mahaney.htm

[2] Redenção: Deus restaurando o relacionamento do ser humano com Ele através do pagamento de um preço, que foi a morte de Jesus Cristo.

[3] "Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas." Mateus 6:33

[4] O Senhor está provendo pastores, irmãos em Cristo e pessoas para caminharmos juntos em igrejas locais. Há aqui outra ideia comum em nossos dias que devemos fugir: o pensamento de que não devemos pertencer a uma igreja local e frequentar um templo. Segundo a Bíblia, não é possível fazer parte da família de Deus (Igreja universal) sem fazer parte de uma igreja local - Ele estabeleceu ambas. Para entender a beleza por trás disso tudo, acesse os conteúdos abaixo do Belemitas:

- Devocional Encorajamento Mútuo: https://www.belemitas.com/post/encorajamento-mutuo

- Podcast Encorajamento Mútuo: https://www.facebook.com/REDERADIORBC/videos/304777694652565/




Posts recentes

Ver tudo