• Belemitas

Qual é o preço do seu sonho?



Quanto vale um sonho para Deus? Se você pudesse precificar o valor de cada sonho, quanto acha que o seu estaria valendo?


Peguei-me pensando sobre o preço das coisas. Muito é dito sobre o poder de Deus e que Ele pode fazer tudo, mas a verdade é que na cabeça humana, as coisas, normalmente, tem um preço. Um exemplo clássico disso é a famosa frase “para Deus não existe pecadinho e nem pecadão”, mas quando pensamos em pecado x ou em pecado y, a nossa cabeça automaticamente os classifica em categorias. Isso porque o ser humano tem a facilidade de conviver e se organizar mentalmente por categorias. Faz parte da nossa natureza, tendo em vista que desde o princípio Adão foi designado para fazer a nomeação da criação de Deus:


Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo… Gênesis 2:19,20

Assim como em todas as experiências terrenas, é normal cultivar o hábito de classificar ou até mesmo precificar nossos sonhos. Quanto vale o sonho da faculdade? O sonho de ter o seu ministério abençoado? O sonho de um casamento, de ter um carro, uma casa…?


Os sonhos são projeções de algo que despertou em nós a vontade de viver ou ter, algo que na sua grande maioria são situações que não podemos alcançar facilmente, seja por ter preços altos e que estão fora da nossa condição financeira, ou por não estarmos aptos a realizar certas funções. Enfim, a verdade é que sonhamos com coisas difíceis de se realizarem e isso torna cada sonho especial e único para o indivíduo. Com todas as dificuldades para alcançá-los, muitas vezes desistimos deles.


Porém, para Deus, que não existe nada que seja impossível, os sonhos são facilmente realizáveis - não há valor que Ele não possa pagar.


Quando olhamos as situações com o binóculo humano para enxergar algo que está em um território celeste, limitamos Deus a uma categoria na qual ele não se encaixa. Sabemos que Deus é dono de todo o ouro e de todas as riquezas existentes, até porque ele é o Criador de todas as coisas, porém isso não quer dizer que Ele precise de tais recursos para que Seus projetos venham a se realizar (falo projetos de Deus porque acredito que Deus coloca os Seus sonhos em nossos corações assim como fez com José).


De fato, existem sonhos que o próprio Deus nos faz sonhar, e pensar sobre Sua visão e Sua onisciência quando desperta o “sonhar” no coração do homem faz-nos acreditar que Ele já sabe o propósito e qual será o caminho para a realização.


Imagine só, José vivendo preso em uma situação totalmente diversa daquela que ele havia sonhado, mas Deus não precisava que José estivesse no palácio naquele momento para que os sonhos que Ele tinha projetado se realizassem e, por mais que ele estivesse vivendo uma situação totalmente diferente do seu sonho, fazia parte do trajeto para chegar no lugar que Deus havia preparado. Outra história interessante é a de Moisés. No seu caso, era necessário que ele fosse educado como um egípcio, aprendendo toda a cultura e ensinamentos que aquele local lhe ofereceria, entretanto, o lugar escolhido para que ele frutificasse não era no palácio, e sim à frente do Povo de Deus.


Assim como esses dois exemplos podemos citar inúmeros outros que a Bíblia relata; histórias incríveis de mulheres e homens que ousaram sonhar e viveram o extraordinário de Deus.


Mas, talvez você esteja se perguntando: “onde eu me enquadro nisso?”. Veja só: se o seu sonho realmente foi projetado por Deus, uma das últimas lições que aprendi foi que nenhum sonho tem, literalmente, um benefício próprio. Se Deus te abençoa para fazer uma faculdade é para servir uma sociedade; o seu ministério na igreja é para servir o povo de Deus e os dois exemplos anteriores nos mostram isso: José e Moisés foram grandes homens de Deus e também grandes líderes para o povo em sentido espiritual e moral.


Sendo assim, quero levá-lo a enxergar a vida de uma maneira mais ampla. Se os sonhos são projetos de Deus implantados em nós para alcançar e abençoar vidas (a começar pela a nossa), Ele não precisa da condição perfeita na visão humana; na improbabilidade a glória de Deus se manifesta.